Se houve coisa que ficou patente no último Prós e Contras foi que não existe uma bandeira transversal a toda a juventude. A esquerda recai em temas como o aborto, o casamento de homossexuais ou a legalização das drogas leves. A direita tem estado, nos últimos tempos, órfã de bandeiras, preocupando-se mais com a agenda política actual.
A extinção do Serviço Militar Obrigatório foi uma vitória da JSD no governo de Durão Barroso, resultado de uma luta que durava desde a criação desta estrutura. Mas foi a última grande bandeira que a JSD teve.
Na distrital de Lisboa temos tentado introduzir novos temas na agenda política especialmente com as campanhas “Por uma verdadeira política de natalidade em Portugal” e “Geração Recibo Verde“, mas não ficamos por aqui, queremos preparar-nos para o futuro.
Com o objectivo de introduzir os temas que serão alvo de discussão no futuro, a JSD Lisboa organizou o Fórum Lisboa que se dividirá em dois fins de semana com os seguintes temas:
- “O mundo após o Petróleo” – Eng. Carlos Pimenta (ex-Secretário de Estado do Ambiente;
- “Biogenética, relação com a ética” – Dr. Pedro Nunes (Bastonário Ordem dos Médicos), Prof. Luís Archer (Investigador/Professor de Genética Molecular);
- “Novos desafios dos Partidos para o século XXI” – Prof. Marcelo Rebelo de Sousa (ex-Presidente PSD), Vasco Rato (Professor Universitário);
- “Regime de Adopção” – Prof. Pamplona Corte-Real, Prof. Guilherme Oliveira (Professores de Direito da Família);
- “Europa: e agora Sr. Giscard?” – Carlos Coelho (Eurodeputado PSD), Prof. José Matos Correia (Professor Universitário, Deputado AR);
- “Geração Recibo Verde” – Armindo Monteiro (Presidente da ANJE), Dr. Pedro Duarte (Vice-presidente grupo parlamentar PSD na AR e ex-presidente da JSD).
Os três primeiros temas serão discutidos durante o próximo fim de semana, os restantes serão no fim de semana de 27 e 28. O programa pode ser consultado aqui.
E porque não dás um saltinho ao auditório da Junta de Freguesia do Lumiar?